Circula nas redes sociais uma comparação das linhas do Metrô do Rio de Janeiro e de Xangai, na China, a partir de 1993. Nessa data,a cidade chinesa ainda não tinha esse tipo de transporte enquanto que o Metrô do Rio já funcionava desde 1979.
Hoje, Xangai possui 439 km ao longo de 15 linhas e mais 3 planejadas até 2020. Em 2012 transportou 6,7 milhões de passageiros por dia. Já os cariocas contam com apenas 40.9 Km de extensão, 640 mil passageiros por dia (2011) e 18 estações.
Para amenizar essa situação vergonhosa, foi implantado o sistema de integração com ônibus e barcas, que não atende à população devido à falta de investimentos do Metrô. A passagem comprada em ônibus e barcas não é aceita em todas as estações do Metrô, o que obriga as pessoas a embarcar apenas nas estações que a concessionária determina.
Questionada, a concessionária do Metrô Rio respondeu que “estes bilhetes só permitem a entrada na estação de conexão, caso queira entrar em outra o sistema não aceita”. Ou seja, a população que trate de se adequar ao que a concessionária quer e não o contrário. Não seria então o caso de suspender a concessão por não atendimento à população?
Fonte: jornal JB
Nenhum comentário:
Postar um comentário