Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro – O município do Rio entrou em estágio de alerta, o segundo mais grave em uma escala de quatro níveis, devido à chuva que atinge a cidade. De acordo com o Centro de Operações da prefeitura, o alerta foi emitido por causa de uma acumulação de chuva que estava sobre a Bacia da Guanabara no fim da madrugada e que se deslocou para a Bacia de Jacarepaguá.
Há vários pontos de alagamento em vias da cidade, o que provoca grandes engarrafamentos. A Avenida Radial Oeste, por exemplo, uma das principais vias de ligação da zona norte com o centro da capital, ficou fechada por vários minutos devido a bolsões de água.
Há alagamentos também na Avenida Brasil, principal via de ligação da zona oeste com o centro, o que complica os engarrafamentos que já são rotineiros no local.
Duas linhas de trem da região metropolitana (Saracuruna e Belford Roxo) foram interrompidas devido à chuva. Uma queda de muro na Estação de Piedade, na zona norte da cidade, provoca atraso em outras três linhas (Deodoro, Santa Cruz e Japeri).
A previsão é chuva moderada a forte, com a ocorrência de ventos nas próximas horas, de acordo com o Centro de Operações.
Rio de Janeiro - Voltou a chover forte na noite de ontem(10) no município do Rio e na Baixada Fluminense. O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informa que a Bacia da Baía de Sepetiba entrou em estágio de atenção às 21h55, por causa do risco de transbordamento de rios e canais.
O estágio de atenção é o segundo nível em uma escala de quatro e significa chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas. A Bacia da Baía de Sepetiba abrange os bairros de Santa Cruz, Campo Grande, Sepetiba e Guaratiba. Mais cedo, na parte da tarde, a prefeitura já havia divulgado boletim indicando estágio de atenção na Bacia da Baía de Guanabara, que compreende os rios do centro e da zona norte da cidade.
A chuva forte atinge bairros das zonas norte e oeste da capital fluminense. O mesmo acontece na Baixada Fluminense, onde o Sistema de Cheias do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informa que o Rio Botas, que corta os municípios de Belford Roxo e Nova Iguaçu está em alerta máximo e pode transbordar a qualquer momento.
Devido ao assoreamento do rio, a Secretaria de Estado do Ambiente programou para hoje(11) a limpeza e dragagem do Rio Botas, para evitar enchentes na região. No temporal da semana passada, o rio transbordou e causou prejuízos para dezenas de famílias que moram nas proximidades. A prefeitura de Nova Iguaçu decretou estado de emergência.
O Sistema Alerta Rio informa que áreas de instabilidades associadas à formação de um sistema de baixa pressão no oceano próximo ao litoral do município do Rio de Janeiro deixarão o tempo instável na cidade ao longo desta quarta-feira (11). Durante a madrugada e amanhã pela manhã existe a possibilidade de intensificação dessas áreas de instabilidade com previsão de chuva moderada a forte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário