sábado, 5 de abril de 2014

Morre no Rio de Janeiro o ator José Wilker

José Wilker

Morreu hoje (5) pela manhã, em casa, no Rio de Janeiro, o ator José Wilker, de 66 anos. Ainda não há informações sobre a causa da morte, mas suspeita-se de um infarto fulminante. O artista deixa três filhas, Isabel, Mariana e Madá Wilker.
Cearense do município de Juazeiro do Norte, Wilker começou a carreira como locutor de rádio e atuou em dezenas de novelas, como Roque Santeiro, Anos Rebeldes, Fera FeridaO Bem Amado e Amor à Vida, seu último em novelas. Também atuou em mais de 40 filmes, como Dona Flor e Seus Dois MaridosXica da Silva e O Homem da Capa Preta.
O artista também se destacou em minisséries, como a JK e Gabriela. José Wilker trabalhou também como diretor, narrador, apresentador e crítico de cinema.

José Wilker de Almeida é um ator cearense nascido em Juazeiro do Norte, em 20 de agosto de 1947. Além de ator, é cineasta, diretor e produtor cultural. Começou a carreira como locutor de rádio no Ceará, antes de se mudar para o Rio de Janeiro em 1966. Wilker é descendente de holandeses e portugueses.

O 1° casamento de Wilker foi com a psicológa Elza Maria Barros da Rocha Pinto, professora do Instituto de Psicologia da UFRJ. De todas as relações que manteve, esta foi a mais duradoura, um total de 12 anos.

Depois deste casamento, José Wilker teve duas filhas: Mariana, com a atriz Renée de Vielmond, e Isabel, com a atriz Mônica Torres.

Seu primeiro papel em filmes foi em A Falecida, em 1965. Sua estreia em telenovelas foi em 1971, em Bandeira 2, da Rede Globo. Seu grande papel, lembrado até hoje é em Roque Santeiro, que fez ao lado de Lima Duarte e Regina Duarte. Outros papeis de destaque foram Tiradentes, em Os Inconfidentes; Vadinho em Dona Flor e Seus Dois Maridos, Antônio Conselheiro, em Guerra dos Canudos e Juscelino Kubitschek na minissérie JK.

Amante de cinema, é comentarista oficial da transmissão da premiação do Oscar da Rede Globo. 

Fonte: Agencia Brasil / Ospaparazzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário