Nos principais pontos do carnaval carioca, entre os quais o Sambódromo do Rio de Janeiro, a orla litorânea e blocos de rua, foram espalhados totens de protetor solar e álcool em gel pela Secretaria de Estado de Saúde. As ações de promoção à saúde incluem também a distribuição de camisinhas, com o objetivo de garantir ao folião uma festa “sem sustos nem arrependimentos”. Segundo o secretário de Saúde, Edmar Santos, as ações ajudam a proteger os cidadãos. Santos acredita que a gestão em saúde pública deve ser transversal e dirigir o olhar para a promoção e prevenção em saúde. “Queremos que essa festa seja curtida da melhor forma possível. Além do protetor e do gel, oriento que o folião hidrate-se, faça uma alimentação balanceada e reserve um tempo para descansar”.
Segundo informou a Secretaria de Saúde em nota, durante os dias de desfiles na Marquês de Sapucaí serão distribuídos 90 mil preservativos. Os blocos de rua também serão contemplados. Totens com protetor solar estarão espalhados pela orla de Copacabana, Ipanema, Leblon, na zona sul; e na Barra da Tijuca, na zona oeste, além de blocos e locais de grande circulação, como a rodoviária. Ao todo, serão 28 pontos fixos e cinco itinerantes.
Promotores da secretaria estarão presentes em vários blocos da cidade, distribuindo preservativos e protetor solar. O primeiro bloco visitado será o Carrossel de Emoções, hoje (22), na Barra da Tijuca. Seguem-se o Cordão do Boitatá (23), o Sargento Pimenta (24), o Fervo da Lud, no centro da cidade, o Orquestra Voadora, no Aterro do Flamengo (ambos no dia 25), e o bloco da Anitta, no centro da cidade (29).
Já os 24 totens de álcool em gel ficarão posicionados nas rodoviárias do Rio de Janeiro e de Cabo Frio, e também no Sambódromo. Em parceria com a concessionária MetrôRio, mensagens na voz de Quinho, intérprete do Salgueiro, vão alertar os passageiros sobre os riscos do consumo excessivo de álcool.
Rio tem previsão de chuva isolada e ressaca no Carnaval
Devido às chuvas fortes da noite de do dia (21), o Rio de Janeiro entrou em estágio de atenção às 20h50, retornando ao estágio de mobilização às 08h30 de hoje (22). Segundo o Centro de Operações da Prefeitura (COR), além da chuva, os eventos de carnaval e o desfile da Série A na Sapucaí levaram ao estágio de atenção.
Na comunidade da Rocinha, na zona sul, o acumulado de chuva chegou a 46 milímetros (mm) em uma hora, o que levou ao acionamento de sete sirenes. Os equipamentos foram desligados às 23h36. O Jardim Botânico registrou 36,4mm de chuva e no Vidigal choveu 27,6mm entre 20h e 21h, ambos também na zona sul.
O COR registrou 12 ocorrências de bolsões de água, todos já drenados, entre eles na Avenida Presidente Vargas, na altura da Cidade Nova; na Avenida Armando Lombardi, na altura do Barra Point; na Avenida Epitácio Pessoa, na altura da Rua Maria Quitéria; e na Rua Benedito Hipólito, na altura da Rua Carmo Neto.
A queda de uma árvore na Lagoa interditou agora de manhã duas faixas da Avenida Epitácio Pessoa, sentido Túnel Rebouças.
Previsão do tempo
De acordo com o Alerta Rio, o tempo permanece instável hoje, devido à passagem de uma frente fria pela cidade, com previsão de chuva fraca a moderada a qualquer hora do dia. Há possibilidade de ventos moderados a fortes, entre 50 quilômetros por hora (km/h) e 76 km/h, com maior intensidade no período da tarde. Após uma semana de intenso calor, as temperaturas caíram e devem ficar entre 19°C e 28°C.
A Marinha emitiu um aviso de ressaca que inclui o município do Rio de Janeiro, entre às 21h de hoje e às 9h de segunda-feira (24), com ondas que podem chegar a 2,5 metros.
Carnaval
A chuva não espantou os foliões, que circulam pela cidade atrás dos blocos. Agora pela manhã, arrastam multidões o Bola Preta, na Avenida Presidente Antônio Carlos, e o Multibloco, na Rua Henrique Valadares, ambos no Centro, e o Amigos da Onça, no Aterro do Flamengo, na zona sul. Estão previstos para hoje um total de 60 blocos de rua.
Após 15 minutos de atraso por causa da chuva, o desfile da Série A do carnaval carioca na Sapucaí também transcorreu sem problemas. Os desfiles de hoje começam às 22h30, com previsão de céu nublado a encoberto, com chuva fraca a moderada isolada e temperatura estável.
O metrô funciona em esquema especial de carnaval, circulando 24 horas até meia noite de terça-feira (25). As estações Catete e Presidente Varas ficarão fechadas no período, assim como algumas saídas de estações próximas a megablocos, como Cinelândia e Carioca. O Metrô Rio recomenda que se compre os cartões de passagem com antecedência, pois algumas estações não terão bilheterias abertas. Na Carioca, Glória e General Osório foram montadas estruturas externas para a venda de bilhetes.
Fonte - Agencia Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário