sábado, 28 de outubro de 2023

"A Luz no Final do Túnel".

 

Nesse período de Pandemia, tendo mais de 650 mil mortos, tive um momento de reflexão. Ao acordar, Olhei para o horizonte em busca de uma saída e uma resposta. O Sol majestoso nos enchendo de Luz ao amanhecer, enquanto o dia aflorava nas casas e também nos edifícios. Isso me fez pensar o que o criador estaria fazendo para nos deixar sofrer nesses anos com essas doenças. Somos merecedores de passar por esse sofrimento? O povo passando fome, os exércitos de drogados e os doentes sem esperanças. Qual o caminho a seguir? Por que o criador, ele nos deixa sofrer desse jeito? Será que em função da nossa natureza de instintos perversos, chegamos a essa situação?  Tudo isso terá uma explicação? O tempo será o senhor da razão?

Enquanto isso, buscamos o paradoxo desse ciclo de vida para a humanidade, nisso nos deparamos de novo com o processo político Brasileiro que bate a nossa porta. Atritos à parte, a política é uma ferramenta poderosa para salvar o povo? -Me pergunto!

Creio que "Sim", pois sempre será a saída. Enquanto o criador não se manifestar. Temos que lutar para mudar essa realidade. Aproveitei nessa fase de vida, no meu convívio com o Ex-governador Leonel Brizola, e o Professor Darcy Ribeiro, que mostraram ao povo Brasileiro que temos saída sim, com medidas simples e com ação. Uma plataforma fundamental de mudança de vida para o nosso Povo, que nesse momento sombrio que passa o BRASIL. Precisamos virar o jogo, temos que invocar a fênix que há dentro de cada um dos brasileiros. Sair das chamas, das cinzas, sacodir a poeira e dar a volta por cima. Porque o nosso Povo, foi temperado no fogo. Aprendemos a conviver com as dificuldades do dia-a-dia, superando todos os obstáculos da Vida. Os moradores da favela, dos guetos e dos bairros mais humildes sabem o que eu estou falando. Temos que dar um basta em toda essa situação de abandono, omissão e subserviência. Dar um chega pra lá à essa elite podre e carcomida, empanturrada de privilégios à custa do sofrimento do nosso povo, com tanta estupidez e ganância. Temos que dar um "Não Rotundo". Disse para eles: chega! Acabou a farra do boi. Não somos escravos e nem boi de piranha dessa classe podre e despreparada. Que nos exploram todo dia, seja nos transportes na hora do trabalho, nos descasos com a SAÚDE, sem uma estrutura decente para nos atender, nos aumentos abusivos dos produtos que precisamos pagar para sobrevivemos. Precisamos nos organizar:

- Criar Quadros Políticos ideológicos, com compromisso de salvar as nossas crianças e adolescentes abandonadas nas ruas sem futuro e sem direção. Temos que trabalhar para ter uma Lei Nacional, com projetos de sobrevivência, da população carente.

 - Renda Mínima (01 salário mínimo) para cada cidadão Brasileiro. Sem distinção. Porque sem barriga cheia e passando fome não vamos mudar nada nessa nossa realidade do dia-a-dia.   Os exércitos de famintos e miseráveis estão tomando conta das ruas, morando debaixo das marquises, dos viadutos, nos lixões dos bairros e das cidades. Liderados pela violência da sobrevivência e abandono.

 Precisamos pensar como Prioridade na REFORMA POLÍTICA para esse nosso Brasil, sem a qual, vamos continuar a enxugar gelo. Lutamos para acabar com a “Monarquia” nesse país, mais ainda  reproduzimos e mantemos as velhas raposas no poder. Que se agarram as direções dos partidos por décadas e décadas, utilizando-os essas siglas para barganha políticas. Viraram donos do poder para continuar mantendo esses órgãos como balcão de negócios. Em todo processo eleitoral de 02 em 02 anos. Tudo para manter eles e suas famílias no poder. Sem alterar nada. Usando e desusando os incautos como massa de manobras nas campanhas políticas. Sempre com artifícios de gente séria. A alternância de poder é a mais pura demonstração da Democracia. As reuniões que Brizola/Darcy faziam eram os ensinamentos para essa mudança de comportamento que o Povo Brasileiro precisava aprender. Quando criaram projeto dos CIEP´S (Brizolões), era uma maneira prática de fazer uma ação eficaz de criar uma nova geração de crianças e jovens pensantes no seu Futuro. Mais para isso, eles projetaram construir uma ponte de transição através de Horário integral, café da manhã e almoço todos os dias, com produtos de higienes, Dentista, Animação Cultural, e o mais importante de todas as ferramentas sociais: faziam eles pensarem. Refletirem à sua volta.

 Passaram a questionar o Porquê das coisas. Com Educação e Cultura se  transformam vidas,  famílias, comunidades,  Bairros,  Municípios, Estados e o  país.

O Momento agora é de buscar "A Luz no Final do Túnel!".

 

Vamos mudar essa história????

 

Renato Muniz

(Jornalista)

Ex-Superintendente da Baixada Fluminense-RJ

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário