quinta-feira, 16 de novembro de 2023

Secretaria de Estado de Juventude e Envelhecimento Saudável promove capacitação para gestores da pessoa idosa da Baixada Litorânea

 

A Secretaria de Estado de Juventude e Envelhecimento Saudável (Seijes) ministrou, nesta quinta-feira (16/11), a capacitação "A importância das políticas de atenção às pessoas idosas e dos seus conselhos de direito", para os municípios da Baixada Litorânea. A ação, um convênio da Seijes com o Ministério Público e o Conselho Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedepi), promove capacitações para os 92 municípios do estado, com objetivo de fortalecer a política estadual de proteção e bem-estar da pessoa idosa.




Representantes de sete dos dez municípios da região receberam a capacitação na Praça de São José, em Armação dos Búzios, além de Rio Bonito. Os 88 participantes tiveram instruções de como criar e fomentar um conselho municipal, como utilizar o fundo municipal, entre outros assuntos. O convênio também vai trabalhar a capacitação continuada de conselheiros, buscando o pleno funcionamento dos órgãos.




- Essa é a quinta região que recebe a nossa capacitação, fundamental para o fortalecimento das políticas da pessoa idosa em todos os municípios do estado. Além dos parceiros, também temos o apoio da Receita Federal. Até o momento, já temos quase 300 gestores capacitados – destacou o secretário de Estado de Juventude e Envelhecimento Saudável, Alexandre Isquierdo.




A parceria auxilia na implementação dos conselhos e fundos municipais da pessoa idosa, além de trabalhar para que funcionem de maneira efetiva. A ideia é verificar o funcionamento dos que já existem e estimular a criação de outros, nas cidades que ainda não o instituíram.




Ainda neste mês, nos dias 28 e 29, o projeto alcançará as regiões Norte e Noroeste do estado, com atividades programadas em Campos dos Goytacazes e Varre-Sai, respectivamente. 

Fonte: Secretaria de Estado de Juventude e Envelhecimento do RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário